Luciana Carvalho tem 31 anos e aventurou-se no mundo da escrita infantil com Esconderijo de Timóteo. Este seu primeiro livro, apresentado na semana passada em Lisboa, retrata a história de Timóteo, uma criança que tem várias semelhanças com a espinhense.
Como surgiu a ideia de escrever este livro?
Inventar e escrever histórias é algo que já me acompanha desde criança. Sempre tive uma imaginação muito fértil e a capacidade de inventar e conjugar ficção e realidade. Lembro-me de escrever várias histórias numa sebenta e adicionar algumas imagens para tornar a história mais real. Portanto, desde criança que existe o bichinho da escrita e criatividade. Então, o “Esconderijo de Timóteo” surgiu de forma natural. Eu tinha a ideia, e a história foi surgindo facilmente.
Foi um processo de escrita demorado?
O processo de escrita em si não foi nada demorado. Demorei cerca de três meses para o finalizar, escrevendo um bocadinho, todos os dias.
De onde veio a inspiração?
A personagem principal do livro, o Timóteo, tem muitas semelhanças comigo. Então posso dizer que uma parte da inspiração veio da minha vida pessoal. Sempre fui uma criança mais tímida, que gostava muito de animais e plantas e, que, ao mesmo tempo, adorava criar universos paralelos. No entanto, tem uma grande parte que é totalmente ficção.
Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 08 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€