Na edição de 2026 dos Prémios Sophia, o galardão da melhor série foi entregue a Casa-Abrigo, do realizador espinhense Márcio Laranjeira.
O trabalho, que retrata a problemática da violência doméstica, estava nomeado juntamente com a série Mulheres, Às Armas, da realizadora Patrícia Sequeira, com Rabo de Peixe – Temporada 2, de Augusto Fraga e João Maia e ainda com Ruído, dos realizadores Ricardo Freitas e Tiago Guedes.

Os prémios são atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema e dedica-se a distinguir as melhores produções do cinema nacional. Este ano sob o tema Projetar o presente, imaginar o futuro, a série Casa-Abrigo conseguiu conquistar
A série Casa-Abrigo, que foi transmitida pela RTP, nasceu das mãos de Márcio Laranjeira, de 43 anos. Apesar de retratar uma história transversal, este trabalho que esteve no topo das audiências revela um lado mais difícil da sua própria vivência, evidenciando a dureza da violência doméstica.































