Lugar pouco habitual para uma sugestão de fim-de-semana, o Entroncamento revela-se uma porta de entrada improvável para alguns dos monumentos e paisagens mais emblemáticas de Portugal. E que proporciona uma possibilidade que não é habitual, que é o facto de tudo se poder fazer de comboio.
E assim começa a nossa sugestão para dia 10. Apanhe o Alfa Pendular que parte de Espinho às 17h51 e chega ao Entroncamento às 19h39.
Chegado ao destino, o Hotel Gameiro e Hotel Dom João revelam-se opções convenientes, dado que estão próximos da estação e do centro da cidade. Depois de se instalar, chegou a hora de retemperar forças. Aproveite para conhecer o Más Línguas Bistrô, situado no Mercado Municipal, um restaurante mais vocacionado para carnes, tapas e petiscos. Uma opção certeira para quem aprecia estas iguarias.
Dia 1
Está na hora de conhecer o Museu Ferroviário Nacional, instituição única no país e com uma das melhores coleções da Europa. Tendo como temática a tecnologia e a ciência aplicada ao setor ferroviário, poderá conhecer locomotivas, carruagens, salões e vagões. Terá contato com o comboio real e o comboio presidencial e se tiver essa possibilidade, aproveite para fazer alguma das visitas guiadas. Tenha em conta que com o bilhete integrado CP+ Museu consegue uma redução de 50% no valor de ingresso.
E depois, prepare-se para conhecer o Castelo de Almourol. Apanhe o comboio no Entroncamento às 13h36 e saia no apeadeiro de Almourol. No Bar do Castelo poderá almoçar, de forma a que possa estar em forma para apreciar o monumento, que foi em tempos casa dos Templários. Dirija-se ao cais, pois a viagem rumo ao Castelo terá de ser feita sempre de barco. Rodeado pelo rio Tejo, a imponência da estrutura medieval é realçada pela paisagem. E dado que a viagem de volta ao Entroncamento é às 20h13, perca-se e encante-se com a beleza natural. Se ainda conseguir visite Tancos e a sua Igreja Matriz. Chegado ao destino, aprecie a gastronomia local no Restaurante Flor de Sal, onde poderá degustar vários pratos de peixe ou carne, com uma boa carta de vinhos e bom atendimento.
Dia 2
Aproveite para conhecer a cidade de Tomar. O comboio parte às 9h20. Uma viagem de 26 minutos.
Cidade icónica, lar dos Templários e posteriormente da Ordem de Cristo, Dom Henrique construiu aí o seu Paço. Prepare-se para conhecer o Convento de Tomar, o Castelo e o Aqueduto de Pegões. Complexo construído entre os séculos XII e XVIII, contemporâneo de várias dinastias, nele estão refletidos o período românico, gótico, manuelino, renascentista e barroco.
E como comer também é cultura, não se esqueça de experimentar a Taverna Antiqua, onde terá contato com a ambiência medieval. Para além das carnes e dos peixes habituais, a presença do javali e o acompanhamento da castanha, trazem um certo exotismo à experiência, mas sem descurar a qualidade.
Da parte de tarde, percorra o centro da cidade. Visite a Praça da República, a Igreja Matriz e, se puder, o Convento de São Francisco, que alberga o curioso Museu dos Fósforos.
Regresse ao Entroncamento às 17h11. Relaxe, aprecie o momento, pois o regresso a Espinho está marcado para as 18h33 no Intercidades, com previsão de chegada para as 20h31.
Ao redor do Entroncamento
Mas existem outras alternativas a este roteiro. Se preferir o contacto com a natureza poderá aproveitar para conhecer a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO e um importante ecossistema aquático onde a fauna e a flora coabitam harmoniosamente ou aproveitar para andar a cavalo na zona da Golegã. A Coudelaria Rita Cotrim oferece uma série de roteiros e poderá escolher aquele que mais lhe convém.
Também muito perto, em Torres Novas, poderá conhecer os vestígios deixados pela presença romana na Península Ibérica nas ruínas romanas de Villa Cardílio ou as riquezas geológicas das Grutas das Lapas. Uma visita à Central do Caldeirão, onde foi produzida e distribuída energia elétrica durante o século XX, dará a conhecer este importante património museológico industrial
A fuga aos destinos turísticos mais óbvios é muitas vezes, compensadora. O Entroncamento é um entreposto ferroviário, cultural, paisagístico e gastronómico.