1º Dia
PODERÁ APROVEITAR A SEXTA-FEIRA [28 de junho] para jantar num dos restaurantes de Espinho, saboreando a nossa típica gastronomia, como o peixe ou as lulas, assados na brasa. Há um conjunto de variadas soluções, bem agradáveis para um jantar de verão na beira-mar da cidade, tendo em vista o programa que a comissão de festas tem preparado para quatro dias.
A arruada da Rusga de S. Pedro é às 20h30, desde a Câmara Municipal até ao arraial, na praça do Mar e a atuação deste grupo está marcada para as 22h00, seguida de um concerto dos Tekos, pelas 23h30.
Se preferir, poderá dar um saltinho à Afurada, em Vila Nova de Gaia cujo programa para a sexta-feira contempla um concerto de Soraia Ramos, cantora e compositora de origem cabo-verdiana, antecedido da atuação dos Toque Social.
Se gosta de comédia, aproveite o dia anterior para ir à Afurada ver o espetáculo de Quim Roscas & Zeca Estacionâncio que irá realizar-se a partir das 22h00.
2º Dia
No sábado, os festejos a S. Pedro dão-lhe a possibilidade de preencher o dia em Espinho e, se o santo em festa ajudar, aproveitar o bom tempo de verão para desfrutar das nossas praias, em Espinho, Silvalde ou em Paramos, sempre com os cuidados que se impõem com o sol e com o mar.
Às 15h30, se estiver pela praia a sul de Espinho, poderá assistir à arruada Ritmare (percussão Colégio de Lamas).
No centro da cidade, há também o espetáculo de Angélica Salvi, no jardim interior da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, às 17h00, com entrada livre, inserido na programação da 50.ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho. No mesmo local, está também aberta a exposição sobre Joshua Benoliel, uma mostra da responsabilidade do Museu da Assembleia da República, e que retrata o trabalho de um dos mais importantes repórteres fotográficos no início do século XX. É mais para o início da noite que se reserva um programa mais animado, com um Sunset às 20h30, ao som dos 4RitMar, e às 22h00 a atuação da Banda DNA.
O programa torna-se ainda mais interessante a partir daí, com o fogo de artifício às 23h45 e atuação do DJ Telmo F, a partir da meia-noite. Se optar por ir até à Afurada, em Vila Nova de Gaia, poderá aproveitar para almoçar junto ao rio Douro e por fazer uma visita às caves de Vinho do Porto. Opções não faltam, a começar pela Associação de Empresas de Vinho do Porto (AEVP) onde existe um centro multimédia, que é um centro interativo sobre a história e a cultura do Vinho do Porto e da Região Demarcada do Douro. Trata-se de um espaço que visa dar a conhecer, ao público jovem, este vinho generoso, em todo o seu ciclo de vida, desde a produção ao consumo final, assim como na divulgação do Programa Vinho com Moderação. Porém, uma visita a este espaço requer marcação.
Terá, ainda como opção o teleférico que liga a beira-rio à zona alta da cidade e é visto não apenas como um equipamento para fins turísticos, mas também como um meio de transporte sustentável que faz a ligação entre o tabuleiro superior da ponte Luis I e o cais da cidade de Gaia. Na festa da Afurada, a música estará a cargo de Trio Elétrico (17h), Noninho Navarro (22h) e os ATOA (00h30), fechando a festa com o DJ Pette, às duas da manhã. Pelo meio, há o ponto alto da festas populares, com o fogo de artifício marcado para a meia-noite.
3º Dia
No domingo, Espinho terá um programa vasto e muito atrativo que começa logo pela manhã com uma arruada e concerto da Banda de Música da Cidade de Espinho, às 09h00. Espera-se que, também neste dia, as condições climatéricas possam ser as melhores para um mergulho no mar e para poderem desfrutar do sol nos areais espinhenses, sendo certo de que o programa dos festejos é convidativo ao longo de todo o dia. Depois de um almoço em família, ou num dos restaurantes da cidade, poderá assistir a um novo concerto pela Banda de Música da Cidade de Espinho, ao início da tarde, pelas 14h30, na praça do Mar.
A procissão solene e a bênção ao mar são, por tradição, os momentos mais aguardados pelos fiéis, e decorrerá a partir das 16h30 na praia em frente à capela de S. Pedro. Por fim, cerca das 22h00 poderá assistir ao concerto dos Santamaria, no palco que estará montado junto ao FACE e à capela de S. Pedro.
Se pretender ir aos festejos da Afurada, além da majestosa procissão agendada para as 16h00 de domingo, poderá assistir ao concerto dos Fusiforme, às 22 horas.