Terminou a espera, a Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE) volta a ter presidente e o cargo volta a ser assumido por Renata Malta. Depois de semanas de incerteza sobre o futuro da liderança da associação, a presidente da comissão administrativa que geriu a AFPCE de janeiro a agosto de 2024 mudou a ideia inicial de não se candidatar e voltou a assumir o cargo.
Na assembleia geral realizada a 27 de setembro, sexta-feira, foi finalmente encontrada uma solução para os destinos diretivos da associação, mas o cenário era incerto, mesmo durante a assembleia.
Como não foi apresentada nenhuma lista até ao momento da assembleia, os membros da anterior comissão administrativa reuniram durante alguns minutos para que fosse arranjada uma solução para o próximo mandato, que terá a duração de um ano.
18 dos clubes do futebol popular concelhio estiveram representados na assembleia, sendo que 16 votaram a favor da lista vencedora, um votou em branco e um votou contra.
De momento, apenas se sabe que Renata Malta será a presidente, os restantes elementos da direção e respetivos cargos serão anunciados ao longo dos próximos dias.
Comentando o fim deste vazio diretivo, Fernando Fernandes, presidente da assembleia geral, assumiu o alívio por ter sido finalmente encontrada uma solução. “Ainda bem que chegámos a esta conclusão depois de tudo isto. Tenho de agradecer a quem esteve na anterior direção e na que vem aí. Hoje é um momento histórico, nunca pensei que iríamos resolver a questão nesta assembleia”, indicou.
No momento de discursar, já depois de ter sido eleita novamente, Renata Malta aproveitou para esclarecer “que em momento algum, durante estas semanas, queria avançar para continuar na AFPCE. Se tivesse essa intenção, já o teria feito antes, não estaríamos nesta situação. Hoje, avanço porque fiquei refém do que aconteceu”.
A dirigente confessou que, mesmo durante a reunião que teve lugar durante a assembleia geral, havia rejeitado uma nova candidatura. No entanto, Renata assumiu a responsabilidade da presidência por ter percebido que, se não o fizesse, “não sairíamos deste registo e teríamos de optar por outras soluções menos agradáveis”.
Deste modo, a Renata Malta será a presidente da AFPCE durante o próximo ano e as competições de futebol popular irão regressar em breve.