O evento contou com a presença de dois grupos convidados, nomeadamente o Grupo Folclórico de Coimbra e o Grupo Folclórico Santa Eulália de Barrosas, de Vizela. O Grupo Típico O Cancioneiro de Castelo Branco acabou por não comparecer devido ao falecimento, na passada sexta-feira, de um dos seus elementos femininos.
A cerimónia de abertura do festival contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, do presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias e do representante da Federação do Folclore Português, Manuel Vasco.
Domingos Sá, presidente da direção da coletividade paramense, sublinhou a importância da realização destes eventos e agradeceu o apoio que os autarcas têm dado à sua instituição.
Na sua intervenção, Manuel Vasco destacou o tema do evento, as romarias, como sendo um “encontro de pessoas”, transformado numa “festa do povo”.
Por sua vez, a presidente da Câmara deu nota da importância do Rancho Regional Recordar é Viver na divulgação da cultura e das tradições do povo e prometeu dar todo o apoio possível à coletividade.
Finalmente, Manuel Dias, sublinhou a importância destes eventos e da coletividade de Paramos na divulgação das tradições e das raízes do povo junto dos mais novos.