Na noite de 6 de julho de 2024, sábado, Silvalde celebrou o 21.º aniversário da sua elevação a vila. A sessão solene, que teve lugar no salão nobre da Junta de Freguesia, contou com a presença de várias figuras ilustres da comunidade local.
A cerimónia foi marcada pelos discursos do presidente da Junta silvaldense, José Teixeira, e da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz. José Teixeira destacou a construção da passagem inferior rodoviária e da passagem superior pedonal, “que vieram mudar o quotidiano da população, que são um valor inegável valor acrescentado, no que diz respeito à mobilidade e segurança”.
“Temos consciência que ainda há muito para fazer. Infelizmente, só podemos ultrapassar os grandes desafios com apoio do Município e Silvalde nem sempre foi valorizada e respeitada”, lamentou o autarca. No entanto, José Teixeira ressalvou que “muitos destes problemas não surgiram hoje, nem no último ano”, adiantando que não se muda uma autarquia de uma dia para o outro.
“Sei que a presidente da Câmara é uma pessoa de coragem e determinação e que, daqui em diante, irá fazer ainda mais pelo futuro de Espinho”, rematou José, desejando ainda que a Câmara faça uma distribuição de recursos “equitativa e regrada”.
Maria Manuel Cruz, por sua vez, afirmou que a freguesia aniversariante “é uma das cinco provas que Espinho é onde se faz o encontro perfeito entre terra e mar”.
“Pelo empenho dos seus autarcas, esta vila demonstrou nos últimos anos que a lógica de proximidade entre o Município e freguesias é essencial para que se possa prestar melhores serviços à comunidade”, adiantou a autarca.
No entanto, o momento mais impactante do discurso da presidente foi a revelação de já estão reunidas as condições para se lançar a empreitada do projeto do Centro de Saúde Integrado da Marinha, faltando a aprovação do executivo na próxima reunião de Câmara.
A presidente referiu ainda que a requalificação da Nave Desportiva irá ter impacto “significativo” na vida da freguesia, tal como Canto do Pescador, que irá a concurso público “em breve”, a requalificação do parque infantil no Bairro Piscatório, ou a construção do dispositivo de salvamento aquático, que será uma escola de formação com o apoio dos Bombeiros de Espinho.
A noite também foi marcada por homenagens especiais. Jorge Moreira de Castro, reconhecido com a distinção Personalidade Popular Silvaldense, depois de 41 anos ao serviço da CORFI, mais de 20 anos de colaboração no Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde e é um dos principais responsáveis pela Casa da Cultura Santiago.
Além disso, a Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE), que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integrado do concelho, promovendo a cidadania ativa e qualidade de vida da população, através da dinamização de projetos e serviços de âmbito económico, social, cultural e educativo.