Na noite do dia 28 de setembro, a freguesia de Paramos celebrou o seu Dia na sede da Banda União Musical Paramense, num evento marcado por momentos de emoção e reconhecimento à comunidade local.
A cerimónia contou com homenagens a instituições e personalidades de destaque. O Centro Social de Paramos, que foi distinguido com o Louvor de Mérito Social, e o Rancho Regional Recordar é Viver, que foi distinguido com o Louvor de Mérito Cultural, foram reconhecidos pelo seu contributo contínuo para à freguesia.
Também houve um momento especial dedicado à atleta paralímpica de boccia do SC Espinho, Ana Catarina Correia, cujas conquistas desportivas trouxeram orgulho à região, tendo sido merecedora do Louvor de Mérito Desportivo.
Nos discursos, Manuel Dias, presidente da Junta de Freguesia de Paramos, elevou o povo de uma freguesia “com história, lutadoras, briosas e hospitaleiras, um exemplo de povo bairrista”. O autarca saudou o “bom entendimento” com a Câmara Municipal de Espinho, relembrando a construção, em curso, do Centro Empresarial de Paramos. No entanto, Manuel Dias relembrou que “a freguesia precisa de mais habitação”.
Por sua vez, Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal de Espinho, reforçou o “compromisso com o futuro promissor, que juntos estamos a construir”, referindo-se à relação entre o Município e a Junta de Freguesia. “Paramos é uma terra de grande significado para o concelho. Uma freguesia com uma rica herança cultural e um percurso de crescimento notável, que soube sempre preservar as suas tradições”, indicou a autarca.
O evento foi ainda abrilhantado por momentos musicais, sendo que um deles foi providenciado pelo Rancho Regional Recordar é Viver.