O GAV “Espaço Bem Me Quero” está em funcionamento no Centro Social de Paramos desde novembro de 2018. Trata-se de uma estrutura de atendimento para vitimas de violência doméstica e de género cujo CSP vem disponibilizando atendimento, acompanhamento e apoio especializado.
Segundo a técnica responsável pelo gabinete, Anabela Monteiro, “este espaço, que funciona com base nos princípios de proximidade, confidencialidade e multidisciplinaridade, oferece apoio social, psicológico, jurídico e informacional às vítimas”.
Financiado desde maio de 2024, pelo Programa Pessoas-2030, o Espaço Bem Me Quero é, de acordo com aquela responsável, “uma referência no apoio a quem enfrenta estes tipos de violência, não só no concelho de Espinho, mas a quem necessita deste serviço”.

A certificação foi atribuída pelo organismo responsável pela área da cidadania e igualdade de género e “é um requisito essencial para que estruturas de atendimento, casas de abrigo e respostas de acolhimento de emergência integrem oficialmente a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD)”, sublinha Anabela Monteiro, acrescentando que “a obtenção desta certificação representa não apenas o cumprimento de critérios técnicos e legais de qualidade rigorosos, mas também a integração plena do “Espaço Bem Me Quero” na RNAVVD, conferindo-lhe maior legitimidade e reconhecimento”.
Além disso, a certificação “reforça o compromisso do Centro Social de Paramos através do Espaço Bem Me Quero com a promoção de condições essenciais para a segurança, proteção e bem-estar das vítimas”, destaca.
“Com este passo, reafirmamos a missão em ser uma resposta eficaz na luta contra a violência doméstica e de género, continuando a atuar como um pilar de esperança e mudança, na vida das vítimas e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, conclui.