Em dia de celebração do 33º aniversário de elevação a vila, Anta homenageou vários filhos da terra, tal como já é tradição, reconhecendo o contributo e o impacto que tiveram ou ainda têm na freguesia.
Em noite de sessão solene, o destaque deste ano foi para Rosa Maria Cruz e Isabel Breda, médicas reformadas, que trabalharam ao longo de vários anos na USF de Anta, mantendo, por isso, uma ligação profunda aos cidadãos.
Já na área desportiva, as homenagens foram entregues a Américo Pereira, presidente da Associação Desportiva da Vila de Anta, mas também a duas atletas que têm dado cartas nas suas modalidades.
Mariana Paiva, atleta de badminton na Novasemente, viu ser reconhecida a sua participação no campeonato europeu de badminton, prestigiando o seu trabalho ao serviço da seleção nacional. Para a Junta de Freguesia de Anta, Mariana Paiva “inscreveu o seu nome na história do desporto local ao tornar-se a primeira atleta da freguesia a alcançar a qualificação para um campeonato da europa nesta modalidade”.
Já no Kempo, a grande homenageada foi Maria Manuel Lopes. A jovem de 22 anos, que é estudante de medicina, “espelha a dedicação e a resiliência necessárias para conciliar a exigência académica com o desporto de alta competição”.
Maria Manuel Lopes, que encontrou no Kempo a sua grande paixão, sagrou-se campeã mundial em duas categorias, em representação da seleção nacional.
Papel das coletividades também foi reconhecido
Na sessão solene, realizada a 30 de maio no auditório do lar da Associação de Socorros Mútuos S. Francisco Assis, a Junta de Freguesia de Anta quis ainda glorificar o trabalho desenvolvido por algumas coletividades da terra.
Por isso, José Fernando Pinto, presidente da autarquia, subiu ao palco para entregar diplomas ao Grupo Desportivo Idanha, fundado em 1975, e que tem “desempenhado um papel exemplar na comunidade”, ao Grupo Recreativo Estrelas da Ponte de Anta, nascido em 1990 e que tem, na visão da Junta, “dinamizado um contributo inestimável” e também à Associação Desportiva de Esmojães pelos seus 50 anos de trabalho.

Já na área social, a Junta de Anta reconheceu a Cerciespinho, que este ano completa 50 anos de existência, e que tem sido “uma referência inquestionável de inclusão e amor ao próximo”.
Na mesma medida, a autarquia antense homenageou também a ASDVA – Associação Social e Desenvolvimento da Vila de Anta pelos seus 25 anos de “cidadania ativa”.
Num momento que classificou de “inédito”, José Fernando Pinto prestou ainda uma singela homenagem a vários estudantes da terra por serem “o futuro da freguesia”.



































