A conferência da Federação Europeia de cães guia iniciou ontem [3 de outubro] no hotel Exe Praia Golfe, mas o arranque dos trabalhos e das várias palestras aconteceu na manhã desta sexta-feira e ficou marcado pela presença de Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal.
Sem esconder que é um “evento que honra Espinho”, a autarca não escondeu o orgulho pela escolha da cidade na primeira vez em que Portugal é o país anfitrião, caracterizando Espinho como “um Município incluso”.
Maria Manuel deixou ainda uma palavra de reconhecimento a Ana Bacelo, espinhense invisual que mostrou empenho em trazer o evento para a cidade e não esqueceu os vários cães guias que, diariamente, ajudam “a ultrapassar barreiras”, nomeando-os de “animais fascinantes”.
Recorde-se que procurar melhorar a vida e acessibilidade de pessoas invisuais é o grande objetivo do encontro que junta, todas as edições, pessoas cegas, donos de cães guias, treinadores de cães, diferentes escolas e instituições, de vários países.
O evento acontece de dois em dois anos e estará em Espinho até domingo.