O espinhense Albertino Ventura é o novo Diretor Nacional de Bombeiros. O antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Espinho foi nomeado para o novo cargo pelo gabinete da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sucedendo a Susana Silva.
Albertino Ventura foi vogal da Escola Nacional de Bombeiros e tomará posse do novo cargo na próxima segunda-feira.
Albertino Ventura tem 57 anos, é natural de Espinho e é licenciado em Segurança Comunitária, pelo ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração. Tem duas pós-graduações, uma em Proteção Civil e o mestrado em Gestores de Emergência e Socorro.
O novo Diretor Nacional de Bombeiros foi condecorado com a Medalha de Altruísmo Grau Prata pela Câmara Municipal de Espinho, a Medalha de Filantropia e Caridade do Instituto Socorros Náufragos e recebeu onze condecorações do corpo de Bombeiros e da Liga dos Bombeiros Portugueses. Foi comandante do corpo de bombeiros dos Voluntários de Espinho, tendo sucedido nesse cargo a Moisés Couto, em 2011. Todo o seu percurso de bombeiro foi nos Voluntários de Espinho desde os 15 anos de idade.