Na edição desta semana, entrevistamos José Catarino, ex-vereador do Município, que destaca a diferença na gestão urbana entre o passado e o presente, enfatizando a eficácia da época em que esteve no cargo. Como antigo responsável pela higiene e limpeza, critica a atual situação da cidade, com espaços públicos descuidados. Também lamenta a falta de apoio à construção de um recinto para o hóquei em campo, projeto que nunca avançou.
Em 4500 Espinho, informamos que a Paróquia de Espinho vai investir cerca de 400 mil euros na requalificação da Capela de Santa Maria Maior, que apresenta sérios danos, incluindo infiltrações no telhado. Além disso, a Associação Bombeiros Voluntários de Espinho está a angariar 120 mil euros para comprar uma viatura plataforma usada, essencial para o combate a incêndios.
Em 4500 Freguesias, damos conta de que a Paróquia de Guetim está a ponderar a requalificação do Parque da Gruta da Lomba, com o apoio da Junta de Freguesia e da comunidade. O espaço está visivelmente degradado, coberto de folhagem e de ervas daninhas, mas os responsáveis dizem que não está ao abandono.
No Defesa-Ataque, conversamos com Gustavo Mendes, conhecido como Polegar, um central da Académica de Espinho, que começou a jogar voleibol aos 16 anos no Brasil e sonha chegar aos Jogos Olímpicos. O atleta destaca o apoio que recebeu do clube e da cidade de Espinho, onde se sente bem integrado. O seu objetivo é levar a equipa aos oito primeiros classificados da Liga Una Seguros.
No Prato da Casa, falamos sobre o restaurante Maria Barraca, que recentemente se mudou para a rua 14, mas mantém a sua essência com a gastronomia tradicional e agora oferece também grelhados, como dourada, robalo e lulas. Com uma ementa cuidadosamente planeada e sobremesas caseiras, o espaço renovado procura valorizar o comércio local e preservar o legado do antigo café Utwo.