Na edição desta semana, destacamos os estudantes espinhenses que mais se destacaram no último ano letivo, no ensino secundário, e que agora ingressaram nos cursos superiores mais procurados. Áreas como a Engenharia Aeroespacial, Literatura, Medicina, Engenharia e Gestão Industrial, Design de Comunicação ou Inteligência Artificial estiveram no topo das preferências destes alunos de mérito, que enfatizam a importância do equilíbrio entre estudo e atividades extracurriculares para atingir a excelência na aprendizagem.
Em 4500 Espinho, explicamos o concurso público que Câmara Municipal de Espinho lançou para a recolha do lixo, num investimento superior a cinco milhões de euros. Com o prazo para propostas terminado a 16 de agosto, a autarquia deve agora avaliar e escolher a vencedora, que será a responsável pelo serviço nos próximos 30 meses. Na mesma secção, noticiamos que a Presidente da Câmara afastou o chefe e secretário do Gabinete de Apoio à Presidência.
Em 4500 Freguesias, é novamente notícia a rua Rosa do Moinho, que desde outubro de 2022 está intransitável, após o colapso parcial da ponte devido às chuvas. Embora a Câmara Municipal de Espinho tenha previsto a conclusão das obras para julho ou agosto de 2024, os prazos já foram ultrapassados e a obra ainda não está concluída.
No Defesa-Ataque, damos a conhecer Migueli, um grande destaque na geração de ouro dos anos 80 do SC Espinho. Começou a sua carreira como extremo-direito e evoluiu para ponta-de-lança em clubes como Lourosa e Viseu. Após pendurar as chuteiras, brilhou como treinador-adjunto no Tondela e ajudou o clube a subir à 1ª Divisão em 2015. Atualmente afastado do futebol, espera poder voltar brevemente ao ativo.
Em OFF, entrevistamos Inês Alves, que está prestes a iniciar o Artist Diploma na Royal Conservatoire of Scotland após terminar o mestrado. A espinhense, que descobriu a sua paixão pelo violino aos 8 anos, planeia avançar na sua carreira musical na Escócia, onde já toca com diversas orquestras e desenvolve projetos teatrais. A bolsa recebida foi essencial para a sua adaptação financeira e académica.